quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Viva o feriado!

Só quem trabalha sabe o real valor que um feriado tem. Semana após semana trabalhando oito ou mais horas por dia, o feriado cai como um presente do céu para recarregar as energias.  Sempre achei que quem não gosta de feriado é mal humorado ou mal amado (uma coisa atrai a outra). Bom, como também sou filha de Deus, amanhã é feriado aqui no Rio de Janeiro, lá fora faz sol e certamente me encontrarei com pessoas que amo nos próximos dias. Para comemorar o feriado, coloquei abaixo algumas receitas para quem pretende receber os amigos nos próximos dias. Fora isso, é só abrir a cerveja, servir o vinho e se divertir. Vida o feriado!

Brusquetta Tradicional
Ingredientes
1 Pão Italiano
3 tomates vermelhos picados
4 Manjericão
5 Azeite
6 Sal
7 pimenta do reino (opcional)
8 1 dente de alho

Modo de preparo
Corte fatias de pão, da espessura de 1 dedo. Regue com “um fio” de azeite virgem. Leve ao forno por 5 minutos, em temperatura média.
Enquanto isso, coloque 3 colheres de sopa de azeite em uma frigideira e refogue o alho, os tomates, já previamente temperados com sal e pimenta.
Retire a assadeira com as fatias de pão do forno e cubra cada uma das fatias com o tomate refogado. Salpique com o majericão picado.

BATATAS FRITAS AO CURRY
Ingredientes
1 kg de batata
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de curry
sal a gosto

Modo de Preparo
1. Descasque as batatas. Corte-as ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, corte cada metade em 3 palitos grossos.
2. Coloque as batatas numa panela com água fria, suficiente para cobri-las, e leve ao fogo. Quando a água ferver, conte 3 minutos e desligue o fogo. Escorra a água quente e passe as batatas por água corrente fria para cessar o cozimento.
3. Em outra panela, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, junte o curry, misture e deixe cozinhar por 3 minutos. Acrescente as batatas e misture bem.
4. Tampe a panela e sacuda de vez em quando para misturar as batatas (não mexa com a colher para não quebrar as batatas). Deixe cozinhar desta forma até que as batatas fiquem macias - aproximadamente 15 minutos.
5. Retire do fogo e sirva a seguir.

APERITIVO DE TOMATE COM QUEIJO LIGHT
Ingredientes
20 g / 8 tomates-cereja
40 g de queijo minas
16 folhas de manjericão

Modo de Preparo
1. Lave bem os tomates e as folhas de manjericão sob água corrente. Numa tábua, corte os tomates ao meio.
2. Corte uma fatia de queijo-de-minas com 0,5 cm de espessura. Com um cortador redondo, corte discos com o diâmetro um pouco maior que o do tomate.
3. Para montar o aperitivo, com um palitinho espete uma metade de tomate, uma folha de manjericão, uma rodela de queijo, outra folha de manjericão e mais uma metade do tomate. Repita o procedimento com todos os tomates. Sirva a seguir.

AMENDOIM PICANTE
Você só vai precisar de um pouco de pimenta, canela, páprica, uvas-passas e 10 minutos! Ainda é fácil e rápido.
Ingredientes
4 xícaras (chá) de amendoim torrado e sem pele
1 colher (chá) de pimenta-de-caiena
1 colher (chá) de páprica doce
1 pitada de canela em pó
1/2 xícara (chá) de uvas-passas brancas

Modo de Preparo
Em uma tigela, misture muito bem todos os ingredientes. Deixe descansar por 10 minutos para pegar bem o sabor. Sirva em tigelinhas.

Fonte: Site Panelinha e Homens da Cozinha.

3 comentários:

  1. Pena que o feriado acabou......
    Mas amei seu blog! Vou passar mais vezes por aqui!
    Essas ilustrações são suas?
    Super beijokas
    Beta

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline
    Eu adoro Brusquetta, vou guardar a receita!
    Obrigada pela visita apareça sempre que quiser, gostei do seu canto vou voltar.
    bjos

    ResponderExcluir