segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

De janelas e portas abertas

Vontade de seguir em frente, realizar sonhos, de lutar, de amar, de mudança etc. Todo início de ano é assim. As esperanças se renovam e tudo parece que vai ser diferente. Na verdade não é o ano que muda e sim você. Se não se movimentar, tudo será igual. Não importa quando, mas como você vai mudá-lo. Desejo a todos um 2010 de muitas janelas e portas abertas para a felicidade. O importante é lutar pelo que queremos, nos aproximar mais de quem amamos, nos afastar das pessoas ruins e não se preocupar muito com elas (tudo que bate, volta), brigar menos e amar mais. Caminhar, nadar, viajar, beijar, abraçar etc.
Para começar o ano, resolvi dar abaixo uma dica de um banho parar “abrir os caminhos” de 2010 (pesquisei tanto em busca de simpatias para o final do ano que tenho material para muitos meses agora rs). Após isso, dou dicas de como fazer pátina e aplicar mosaico. Às vezes dar uma “cara nova” à decoração da nossa casa, já é um empurrão para outras mudanças.

BANHO PARA ABRIR CAMINHOS
(Trazer coisas boas) Ferva cravos da índia, Canela em Pau, Erva doce, 7 moedas correntes, uma maça cortada em quatro,3 colheres de açúcar e 21 gotas de qualquer perfume, após ferver, coloque i copo de leite. Após o banho de higiene, jogue o chá dos ombros para baixo.

Pátina e Mosaico (amei essa janela)

Como fazer pátina:
1- Material: Tinta látex da que você quer o móvel, Tinta látex branca, Verniz incolor, 1 espátula, 1 palha de aço nº 1, 2 rolos para pintar, Lixa nº 180 e Lixa nº 160.
2- Usando a lixa nº 160, remova todo o verniz da superfície do móvel.
3- Retire todo o pó, com um pano.
4- Agora com a lixa de nº 180 deixe a massa corrida rente com a superfície.
5- Com a ajuda de um pano, ou espanador, retire todo o pó.
6- Ao começar fazer as aplicações, “divida” o móvel em partes, ou seja, trabalhe um lado do móvel por vez.
7- Usando o rolo, passe uma camada de tinta latéx.
8- Espere aproximadamente 2 horas até que a tinta seque.
9- Passe a segunda camada, e espere mais 2 horas.
10- Já com outro rolo, passe a cor da tinta que você escolheu
11- Ainda com a tinta fresca, esfregue a palha de aço, retirando todo excesso de tinta, apenas uma só vez.
12- Quando você concluir todos os lados do móvel está na hora de passar duas camadas de verniz, ai sim, seu móvel está pronto.

Como fazer Mosaico
1. Escolha a peça que você deseja executar o trabalho.
2. Passe o desenho para a peça escolhida com um papel carbono.
3. Passe a cola branca extra ou a cola para madeira amarela, em cada pastilha e também no pedadinho de peça na qual a pastilha irá ser colada. Importante, passe aos poucos a cola no local onde a pastilha irá ser colada, porque senão pode secar rapidamente e não dar certo.
4. Vá colando as pastilhas tentando acompanhar o contorno. Isso é importante, pois se o contorno não estiver bem feito seu mosaico ficará meio indefinido. Feito o contorno, preencha as partes do motivo.
5. Aguarde secagem por 24 horas para por o rejuntamento. Não coloque em hipótese alguma para secar sob o sol, porque pode rachar o rejunte.
6. Depois de seco, prepare o rejunte conforme instruções do fabricante. O ponto ideal é úmido, porém sem água em demasia. Faça o teste da colher: ele não deverá escorrer de sua colher.

3 comentários:

  1. Aline, show teu bloguito!
    Adooooro!
    'brigadinha' pela visita!
    Por aqui, de tudo um pouco do que gosto...culinária, dicas, curosidades...hummm...vou marcar ponto, hein! capricha!
    Bjo, Carina

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as dicas, Aline!!
    Depois vou te dar umas idéias de uns quadrinhos de tecido que tentarei fazer.
    Beijos,
    Raquel

    ResponderExcluir
  3. calamara mor, eu adorei sua dica de pintura!!!

    e seu blog ta bem a sua cara!!!!

    bjs

    ResponderExcluir