quinta-feira, 6 de maio de 2010

Feiras do Rio


Uma das coisas que os cariocas (como eu) gostam mais de fazer é programas ao ar livre, durante o dia. Por isso, resolvi publicar este post dedicado as feiras (artesanato, decoração e moda) que acontecem pela cidade e que eu como boa libriana, apreciadora de tudo que é belo, adoro rs. Dicas legais para quem deseja aproveitar suas manhãs de final de semana de uma forma diferente.

     Feira do Rio antigo (Lavradio)

Eu simplesmente amo essa feira. Não só pelo que é vendido, mas pelo evento em si, o que já é um programa e tanto para os seus primeiros sábados de cada mês. A feira acontece na Rua do Lavradio no bairro da Lapa (bem pertinho dos famosos arcos). Lá você encontra desde roupas e bolsas bem descoladas, até móveis e lustres do tempo da vovó. Além disso, a rua é cheia de bares que colocam suas mesas na calçada e servem um chope bem gelado para dar aquela paradinha e observar o movimento. Em cada esquina você também encontrará um bom show de chorinho. Tudo bem descontraído, tudo bem carioca. Se a fome apertar, o que não falta é boa opção de lugar para comer. Você gosta de comida alemã? Pois lá, se encontra um dos melhores da cidade: Bar Brasil. Deseja frutos do mar? Vá ao Mangue Seco que você irá encontrar moquecas, caranguejos, camarão e outras delícias. O restaurante ainda conta com uma cachaçaria no andar de cima. São muitas opções para você escolher enquanto passeia pela feira.
Feira do Rio Antigo: Rua do Lavradio (Centro), nos primeiros sábados de cada mês. A dica é chegar pela manhã, já que a feira enche muito. Chegando por volta das 9h30, dará para você passear, fazer compras e sentar em algum bar ou restaurante por volta do 12h sem pegar filas.
Bar Brasil (esquina com Lavradio): Avenida Mem de Sá 90, Centro.
Mangue Seco – Rua do Lavradio 23, Centro.
RIO ETC: O blog (que eu adoro) Rio etc postou diversas fotos da feira em questão. As fotos estão lindas e mostram bem como o local atrai gente bonita e alegre: http://rioetc.blogspot.com/search/label/Lavradio

Feira da Rua do Mercado
Essa é no estilo da Feira do Rio Antigo, mas é menor, sem deixar de ser interessante. Também tem mesas na calçada e clima bem descontraído. Os artesãos expõem seus trabalhos em barracas e no chão. Quadros, bolsas e bijuterias são o forte do lugar. A Rua do Mercado também oferece bons restaurantes para quem deseja fazer uma boquinha.
Feira da Rua do Mercado: Todo segundo sábado do mês na Rua do Mercado (Centro). O ideal é chegar por volta das 11h

Mercado Cultural Praça XI
Conhecida popularmente como “Feira do Troca”, o Mercado Cultural da Praça XI atrai muitas pessoas há anos com seus preços baixos e o mais variado tipo de objeto sendo vendido. Além da venda, também é possível realizar trocas na feira. Vinis antigos, revistas raras, roupas moderninhas, bolsas, e vários outros artigos bem interessantes são encontrados no local.
Mercado cultural Praça XI: Todo sábado bem cedinho. O ideal é chegar às 9h da manhã. A feira acontece na Praça XI, no Centro do Rio.

   Feira Hippie de Ipanema

A feira é bem antiga e acontece todos os domingos no coração de Ipanema. A feira tem coisas lindas (um pouco mais caras), e pode ser aproveitada antes ou depois da praia. Aproveite para caminhar até o Leblon (é do lado) e pare para tomar um chopinho e comer um bolinho de aipim com camarão e catupiri no bar Bracarense (um clássico). Uma ótima pedida para o seu domingo.
Feira hippie de Ipanema: Todos os domingos na Praça General Osório – Ipanema. A feira começa pela manhã e vai até às 19h.
Bar Bracarense: Rua José Linhares, 85 – loja B, Leblon

Feira de Artesanato General Glicério
Um bom programa para o sábado de Laranjeiras é ir na feira da Rua General Glicério. Na praça, tem uma feira de artesanato, barraca de caipirinhas e diversas outras atrações como o show de chorinho de graça. A feira acontece aos sábados traz diversos novos designers com coleções bem bacanas de sandálias, colares e artigos de decoração.
Feira de artesanato da Praça General Glicério: Praça General Glicério – Laranjeiras. Todo sábado pela manhã.

      Mercado Mistureba

O Mercado Mistureba não acontece na rua, mas é uma feira que acontece aos sábados (Lapa – Ipanema) e reúne diversos novos estilistas bem bacanas. São várias marcas fofas como Caramujo (já falei deles por aqui – tudo lindo) Dona Robaine, Dona Joana e outras. Indico a feira que rola na Lapa, pois acontece em um local maior e no mesmo dia da Feira do Rio Antigo. Como a Choperia Brazooka fica na rua ao lado na Rua do Lavradio, é uma ótima pedida. Você visita as duas feiras no mesmo dia. Além disso, sempre rolam shows com bandas novas durante o evento todo.
Choperia Brazooka: Avenida Mem de Sá 70 (centro), das 11h às 18h. Essa é a versão maior da feira e rola todo o primeiro sábado do mês.
Bar Empório: Rua Maria Quitéria, 37 (Ipanema) das 11h às 19h. Essa versão pocket acontece nos outros sábados do mês.

6 comentários:

  1. Gente!
    Não sabia de todas essas!!! Adoro essas feiras!
    Vou anotar tudinho e assim que der bato ponto em todas!

    Beijokas
    Beta

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de feira, mas fico com uma preguiça de ir! Não sei pq rsrs

    ResponderExcluir
  3. Adoro essas feiras...a da lavradio por exemplo, dá vontade de comprar tudo!
    Tamém adoro o clima de lá...almoçar,escutar um chorinho...muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline!
    Primeiramente, obrigada pela visitinha!!!
    Nossa, adorei esse post!!! Também adorooo essas feiras! Tem cada achado, né?
    Muito bom mesmo!!!!
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Quanta informação boa!!!
    Amei seu blog, e amei sua visita no meu!
    Estou te seguindo, voltarei sempre por aqui tá?
    Um grande beijo!

    http://rosinarab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amo de paixão a feira da praça 15 XI sabado pela manhã !!tem roupas incriveis la perto das barracas de comidas das bahianas,ja comprei muitas roupas vintaje e retrô recomendadissimo bjus.

    ResponderExcluir