terça-feira, 1 de junho de 2010

Aproveitando o feriado - Piquenique

Com o feriado se aproximando, resolvi fazer um post sobre piqueniques. Quer uma forma melhor e diferente de aproveitar uma manhã desse feriadão? Sou do Rio de Janeiro, mas tenho certeza de que na sua cidade deve ter algum espaço gostoso para estender a toalha, comer e conversar com os amigos.
Um piquenique pode ser romântico, despojado ou com clima família. Tudo depende de com quem você vai. Não é por ser ao ar livre, que precisa ser desleixado. Um piquenique pode ser muito charmoso. Pode-se levar vinho, pastinhas, velas e o que mais der vontade, desde que não atrapalhe o ambiente e quem estiver em volta. Estou dando abaixo umas dicas de receitas que podem ser levadas em um piquenique romântico ou com os amigos. Bon apetit!

Mini-sanduíches embrulhadinhos: um recheio bem saboroso pode ser feito com ricota amassada misturada com um pouquinho de iogurte ou requeijão para dar mais cremosidade e acrescida de azeitona picadinha e cenoura ralada. Sal e pimenta-do-reino a gosto. Na verdade, fique livre para escolher o sabor que quiser. Pães e pastinhas também são ótimos para a ocasião. Comprar alguns quiches prontos também é uma boa pedida.

Tortilha espanhola
Ingredientes
- 3 batatas médias
- 1 cebola
- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Descasque as batatas e corte-as em meias-rodelas. Corte também a cebola em meias-rodelas e reserve. Esquente o azeite em uma frigideira e frite as batatas em fogo médio, para que encharquem e amoleçam, dando a consistência ideal para o prato. Depois, quando as batatas estiverem macias, junte as cebolas. Retire tudo da frigideira com a ajuda de uma escumadeira e reserve.
Bata os ovos em uma tigela, acrescente as batatas e as cebolas fritas e tempere com sal e pimenta. Misture bem. Retire o excesso de azeite da frigideira e jogue a mistura. Cozinhe em fogo médio até que a parte inferior fique cozida, mas não dourada. Depois, vire a massa e cozinhe do outro lado. Pode ser servida quente ou fria.

Brownie de cacau e coco
Ingredientes
- 150 g de rapadura ralada orgânica
- 160 g de coco ralado fresco
- 10 unidades de ovos orgânicos
- 120 g de cacau em pó orgânico
- 120 g de manteiga
- 2 xícaras (chá) de polpa de banana verde
Modo de preparo
Separe quatro bananas verdes orgânicas, lave-as previamente, colocando em uma panela de pressão com água suficiente para cobri-las. Quando abrir fervura, adicione as bananas verdes com a casca e feche. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos.
Desligue o fogo e deixe perder a pressão naturalmente (não abra a panela). Depois, descasque a banana e passe a fruta pela centrífuga ou liquidificador até virar uma pasta quente. Junte os outros ingredientes e bata tudo no liquidificador. Asse por 25 minutos.

Algumas dicas de lugares para reunir os amigos em volta da toalha no Rio de Janeiro.

                             Parque Lage
  
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro. (21) 3257 1800.
O Parque Lage é um dos lugares que mais gosto nessa cidade. Além de lindo, o parque tem espaço para piqueniques, grutas e um lindo café em volta da famosa piscina que já foi palco de filmes e vídeo clipes internacionais. O Parque Lage possui uma escola de artes com aulas de pintura e fotografia. Muita bacana.

Quinta da Boa vista
Av. Pedro II e/ Almirante Baltazar y Dom Meinrado - São Cristóvão
Rio de Janeiro - (0xx)21 2232-4398.
A Quinta da Boa Vista foi a residência da família Real de Portugal no Brasil. O lugar é lindo e tem ótimos espaços para um bom piquenique de domingo. Seja com a família ou com amigos.

     Floresta da Tijuca

A Floresta da Tijuca é a primeira, maior área verde urbana do mundo. È incrível que muitos moradores da cidade não a visitem com mais freqüência. Quem não conhece o lugar, não pode nem se chamar de carioca. Trata-se de uma floresta linda no meio da cidade no bairro da Tijuca. Lá, até o ar que respiramos é diferente. A temperatura cai imediatamente ao entrar no lugar, que tem espaços para piqueniques e muitas cachoeiras para quem estiver com vontade de um mergulho gelado rs. Com muitos pequenos animais vivendo livremente em área de mata fechada, possui rios, quedas d'água, lagos, mirantes, pontos de parada com mesas e "play-grounds" etc..

A floresta é composta de 3 grandes conjuntos de matas separados por eixos rodoviários que lhe permitem acesso fácil e rápido a partir dos bairros com que faz fronteira: Tijuca, Botafogo, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Grajaú, Vila Isabel, Rio Comprido e Laranjeiras. Encontre o mais próximo de você.

9 comentários:

  1. Nossa, q legal! Gostei da ideia, pra mim vai ser feriadão, pois vamos folgar na sexta-feira!
    Perfeitooo!!!

    beijosss

    http://rosinarab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que legal Nara. É uma opção diferente e bem gostosa. Sempre via em filmes, até que um dia me perguntei: Porque não?
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,
    Ótima ideia de programa. Há alguns anos comprei uma cesta de palha só que nunca usei. Ás vezes lembro dela e fico com vontade de preparar um piquenique. Ainda vou fazer e te conto depois.
    Bjs.

    http://clube-belas-mulheres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sabe q eu nunca fiz um piquenique depois de grande??? E realmente... Pq não??? Se esse tempinho melhorar, paruqe lage no sábado!

    Adorei a dica!

    Bjoks!

    ResponderExcluir
  5. a família de minha mãe mora no RJ. Qdo eu era criança passava minhas férias aí. conheço todos estes lugares e na verdade são maravilhosos. As fotos fizeram relembrar da minha infância.
    Bjkas e boa noite.

    ResponderExcluir
  6. O problema do Rio é que vc está lá no meio de seu lindo piquenique e vem um ladrão de render rsrsrs...é rir para não chorar...

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê. Por incrível que pareça, aos sábados pela manhã, esses lugares são super tranquilose bem frequentados. Não tem muito tempo que fui com amigos na Floresta da Tijuca e tudo era uma grande paz. Famílias, turistas etc. No Parque Lage também. Já a Quinta da Boa Vista tem um tempo que não vou...
    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!!!Muito obrigada pelo seu comentário lá no meu blog. Adorei!

    Gostei muito desse seu post. Sempre quis fazer um piquenique... hehhehehehe

    bjsss

    ResponderExcluir
  9. Oi, Aline!

    Vim te convidar para a NOVA PROMÔ do Blog'Arte: sorteio de um Difusor de Ambientes cheirinho de maracujá! Passa lá até dia 08/06 pra participar e chame os amigos!

    Beijins!

    ResponderExcluir