segunda-feira, 18 de abril de 2011

FERIADÃO

O feriadão vem chegando, a semana santa se aproxima e com isso a vontade de comer bacalhau e chocolate aumenta. Encontrar os amigos, descansar e ficar junto de quem gostamos. Nada como um feriado para alegrar os ânimos. Para comemorar, eu (uma filha e neta de portugueses) resolvi postar aqui uma receita de bacalhau bem parecida com a que fazem na minha casa e que retirei diretamente de um site português. E já que estamos falando de comida e também de páscoa, ou seja, chocolate vou aproveitar que também sou neta de italianos para postar uma receita de um zucotto.
 


 Bacalhau ao Brás
Ingredientes para 6 pessoas:
500g de bacalhau
500g de batata palha
2 cebolas cortadas em rodelas meia lua
3 dentes de alho picados
3 folhas de louro
1dl de azeite
10 ovos
Azeitonas pretas q.b.
Salsa picada q.b.
Sal refinado q.b.
Pimenta q.b

Preparação:
Numa panela com água a ferver, coloque o bacalhau a cozer durante 10 minutos.
Depois de cozido, coloque o bacalhau num prato e deixe arrefecer. Limpe o bacalhau de espinhas e peles e desfie-o. Num tacho largo, leve ao lume o azeite e as cebolas, deixe refogar bem sem queimar. No meio do refogado junte os alhos picados e as folhas de louro e deixe refogar.Entretanto, parta os ovos e tempere com sal e pimenta, bata-os um pouco. Depois da cebola refogada, junte o bacalhau e deixe fritar um pouco, junte a batata e envolva bem. Deixe aquecer um pouco e junte os ovos. Mantenha o lume baixo para não queimar no fundo e para que os ovos não fiquem muito passados. Envolva tudo e junte a salsa picada e algumas azeitonas. Deixe entre 30 a 45 segundos o lume aceso. Por fim, decore com azeitonas e com um pouco de salsa picada.

ZUCOTTO 
Ingredientes
6 ovos
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de morangos picados
1/2 xícara (chá) de nozes
4 colheres (sopa) de conhaque
300 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
Calda de chocolate a gosto

Modo de preparo
1. Bata as claras em neve.
2. Ponha as gemas, uma a uma, e bata mais. Junte o açúcar e ainda bata.
3. Retire da batedeira e acrescente a farinha com o fermento e mexa delicadamente. Asse em forno baixo pré-aquecido.
4. Ponha os morangos e as nozes picadas em uma tigela, regue com três colheres (sopa) de conhaque. Deixe descansar por 1 hora.
5. Derreta o chocolate no banho-maria.
6. Junte o creme de leite. Bata bem e adicione as frutas escorridas e metade do bolo picado.
7. Forre um refratário redondo com papel-alumínio. Corte fatias finas do restante do bolo e as disponha na tigela, de modo a cobrir toda a lateral e o fundo.
8. Borrife com o conhaque restante e ponha o recheio. Cubra com mais fatias de bolo e leve à geladeira coberto com papel-alumínio até o dia seguinte.
9. Cubra com a calda de chocolate e sirva gelado.

2 comentários: